Procurar no site


Contatos

Ricardo Pinto

Site oficial : https://www.antoniovariacoes.pt/

E-mail: ricardodanielpinto1995@hotmail.com.

Só estou bem, onde não estou. Há 27 anos morreu António Variações.

13-06-2011 19:42

 

Só estou bem, onde não estou. Há 27 anos morreu António Variações.
Natural do Distrito de Braga, se hoje fosse vivo teria 67 anos. António Variações marcou a história da sociedade portuguesa, pela sua música e porque é tido como uma das primeiras caras conhecidas em Portugal vítimas de SIDA. A familia esclarece que não há provas médicas nesse sentido.

 

António Variações, nome artistico do barbeiro que fez sensação no mundo da musica. Morreu a 13 de Junho de 1984, se hoje fosse vivo teria 67 anos.

Ficou para a história como uma das primeiras figuras públicas portuguesas doente com SIDA, numa altura em que era grande o desconhecimento em torno desta doença. No entanto, não está publicamente provado que António Variações tivesse contraído o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH). A família garante que “mesmo os médicos que o acompanharam nunca tiveram provas médicas” que atestem que António Variações tinha VIH. Em declarações à Renascença o irmão de Variações, Jaime Ribeiro, esclarece que “o que está escrito na certidão de óbito é que António Variações morreu com uma broncopneumonia aguda”.

Parece ser consensual que a broncopneumonia aguda terá surgido porque Variações estava com o seu sistema imunitário muito debilitado, mas a origem do enfraquecimento das suas defesas é que é polémica: SIDA ou não. O irmão de Variações explica que “ele tomava doses muito elevadas de cortisona”, para tentar mitigar as fortes dores de garganta de que sofria. Ora, explica Jaime Ribeiro, “sabe-se que a cortisona debilita o sistema imunitário”, o que poderia então explicar a broncopneumonia aguda.

Um homem fora do seu tempo
Vítima de SIDA ou não, algo é certo: António Variações não teve tempo para deixar um legado musical maior, mas o que deixou ainda hoje se faz ouvir.

Assinou contrato com a editora Valentim de Carvalho em 1978, mas ainda haviam de passar quatro anos até sair o seu primeiro dsco, neste caso um single com uma versão do fado “Povo que Lavas no Rio” e com o êxito “Estou Além”. Depois, em 1983, lança o seu primeiro álbum: Anjo da Guarda, com dez faixas, de onde se destacam “É p´ra Amanhã”  e “O Corpo é que Paga”. Dias antes de morrer, em 1984, saiu o seu segundo álbum, “Dar & Receber”, onde se destaca a “Canção do Engate”, que viria a ser um dos seus maiores sucessos.

Música à parte, António Variações era barbeiro. Fosse qual fosse a sua rpofisão seria sempre espectacular. Uma ideia lançada pelo próprio que, em entrevista ao Correio da Manhã, afirmou: “Sempre me senti parte do espectáculo. Sempre tentei fazer de um corte de cabelo um espectáculo. E eu serei um espectáculo mesmo a varrer as ruas da cidade".

 

in " rádio Sim . Assim , sim. AM/FM :https://radiosim.sapo.pt "