Bonjour, je me demande qui a écrit le poeme.
Bisous
Ricardo Pinto
Site oficial : https://www.antoniovariacoes.pt/
Os 30 anos do desaparecimento do António Variações :
Obrigado António:
Pelo que nos deste …
Pela mensagem que transmitiste…
Pela vida que fizeste ….
Obrigado António:
Pela mensagem que passaste…
Pelo conceito de vida que reiteraste …
Obrigado António:
Vem que o amor não é o tempo que o faz…
Vem que o amor é o momento em que te dás …
Obrigado António pelo que alertaste, pois:
“ Quando a Cabeça não tem juízo.
Quando te esforças mais do que é preciso.
O Corpo é que paga.”
Obrigado António:
Pelo que tanto nos deste…
E que infelizmente tão pouco recebeste
Obrigado António:
Pela evolução que causaste…
Pela crítica que evidenciaste…
Obrigado António:
Pelo legado que deixaste
E que infelizmente nem todo o gravaste.
Obrigado António, contigo apreendemos que:
Nós só queremos quem, quem nós nunca vimos.
Nós só queremos quem, quem não conhecemos.
Porque nós só estamos bem, aonde não estamos
Porque nós só queremos ir, aonde não vamos.
Agradeço a Deus a cada momento que te ouço.
Agradeço a Deus por ter conhecido o melhor cantor do mundo,
Agradeço a Deus por amar e sonhar a cada momento que ouço as tuas músicas, a cada momento que pareces e serás eterno e jamais esquecido.
Obrigado António Variações!
Chamo-me Ricardo Daniel Dos Santos Pinto, sendo Pinto adquirido por parte do meu pai, Aires Pinto, e Santos por parte da minha mãe, Rosalina Santos. Nasci a 3 de janeiro de 1995, signo Capricórnio, na cidade deslumbrante do Porto. Até aos meus doze anos residi em Baguim do Monte, atualmente moro no Porto.
Hoje em dia, frequento o ensino secundário (11º ano) na escola Aurélia de Sousa (Bonfim), onde espero concluir o meu ensino, para futuramente prosseguir para a faculdade.
Por conseguinte, ainda não tenho uma ideia bem definida do que quero vir a desempenhar profissionalmente, mas estou cada vez mais inclinado para um curso de engenharia, se bem que uma área ligada às artes também seja muito do meu agrado.
Já fui escuteiro durante uns bons belos sete anos. A meu ver, foi a melhor experiência da minha vida, devido ao principal tesouro que adquirimos e aprendemos a amar: a riqueza da amizade. De facto, a amizade é a melhor joia que podemos ter na vida e, por isso, agradeço aos meus amigos, que amo e que me amam. Sem estes, a vida assemelhar-se-ia a uma tela por pintar!
Com efeito, não poderia deixar de referir a minha aldeia: São Tomé de Covelas, Baião. Foi neste lugar magnífico que tive o primeiro contacto com a água dos rios, a terra do solo e os animais da nossa pecuária.
Apesar de não ser natural desta região, sempre que estou lá sinto que pertenço ali… que sou filho da gente que lavra os campos, da “terra” de Eça de Queiroz ou da afamada Quinta de Covela. Ainda hoje gostava de perceber esta relação que possuo com aquele local, talvez seja o apelo que Miguel Torga tanto versa… simplificando, será por ter dado aí os meus primeiros trambolhões ou até ter feito as minhas primeiras amizades. Parafraseando Eça, sinto que aquela é serra tão acolhedora, serra de fartura e de paz. Serra bendita entre as serras.
Foi a partir dos meus treze anos que comecei a desenvolver o gosto pungente pelas músicas do António. Músicas delas, quando ouvidas com atenção, transmitem sempre uma sensação, uma mensagem sobre a existência, sobre a vida:
“ É p'ra amanhã, bem podias viver hoje, porque amanhã quem sabe se vais cá estar. Ai tu bem sabes como a vida foge, mesmo que penses que está p’ra durar…. “
Simplesmente magnífico! Variações colocou a tónica sobre o prazer imediato da vida, o tão proclamado carpe diem, e o mais impressionante é que faleceu precocemente…
Desta forma, quando se ouve as suas músicas, entende-se, a meu ver, um vulto a aconselhar-nos, a dizendo-nos para viver uma existência que é curta demais para a desperdiçarmos.
Concluindo, caro visitante, espero que tenha gostado do site. Estou sempre aberto a novos projetos, sugestões e aperfeiçoamentos… porque a vida é um caminho que se faz caminhando, errando, por vezes, para que possamos numa próxima vez construir algo de novo, algo de melhor.
Um grande abraço,
Ricardo Pinto
" E eu serei um espectáculo mesmo a varrer as ruas da cidade."- Antonio Variações
Quem não conheceu o Antonio Variações ? .
Aquela figura extravagante , intemporal e inédita que apareceu pela primeira vez no " Passeio dos Alegres ".
Pois é , mas esse mesmo cantor faleceu há 26 anos deixando muita saudade. Devido a esse mesmo facto que me sinto na obrigação de prestar homenagem .
"Tenho pena de morrer, mas não medo. Tudo o que acaba me deprime. Mais pelo fim do que pelo acto em si." - palavras de António Variações à Imprensa, poucas semanas antes de morrer.
Espero que gostem !
Para quem não me conhece chamo-me Ricardo Pinto .
Sou um grande admirador / fã do Antonio Variações e por isso mesmo criei este site para homenagear este grande cantor que todos conhecem.
Espero que gostem e no final deixem um comentário !
P.S : se tiverem fotos ou videos do António Variações que não sejam conhecidos(as) enviem-me , por favor para o meu e-mail , para publicar . Note-se que há muita gente que tem muitos pertences adquiridos no leilão que foi realizado em 2009 !
Obrigado !
Singles
Maxi-singles
Foi para Inglaterra e Amesterdão
Veio para Lisboa onde abriu um Salão
Foi barbeiro não cabeleireiro
Com o apelido se Antonio Ribeiro
Começou a cantar.
Arranjou uma banda onde começou a tocar.
Gravou músicas para ensaiar.
E outras para ficar.
Rapidamente se estranhou.
Mais depressa se entranhou.
No " passeio dos alegres ".
A sua música revelou.
No seu tempo muito avançado.
Vestia-se de maneira acorrentado.
Usando penteados para o lado.
Toda a gente dizia que era apanhado.
Canção do Engate grande êxito seu.
Após a morte a sua música permaneceu.
" vem que o amor não é o tempo que o faz ".
" vem que o amor é o momento em que te dás ".
Grande fenómeno o de A. Variações.
Que permanece nas várias gerações.
Me despeço com carinho.
Antonio Variações a tua música estará sempre no meu caminho.
Ricardo Pinto.
Porquê esta minha obsessão ?
Há cerca de seis anos deu na tvi um reclame com o intuito de prevenir as mortes causadas por acidentes de carro com a música de fundo " O Corpo é que paga ".
Desta forma foi o meu primeiro contacto com a melodia de Variações . Achei logo piada aquela música e ao timbre da sua voz por ser diferente dos demais cantores .
Pesquisei na internet ( you tube , ... ) e assim, fui ouvindo as músicas do António !!!
Comecei inicialmente a informar-me sobre a biografia deste célebre cantor que para minha infelecidade, faleceu cedo. Aliás muito cedo !.
Dei logo por min envolvido nesta teia , relacionada com o cantor .Comprei logo de seguida um livro que retratava a sua vida , elaborado por Manuela Gonzaga , intitulado :. " António Variações entre Braga e Nova York ."
Após a sua leitura fiquei perplexo com a excentricidade e diferença que marcava o António .Diferenças estas que para uns são apontadas como simbolo evolutivo da Sociedade Portuguesa ,mas que infelizmente para muitos outros estas diferenças e excentricidades fizeram com que muita gente designa-se o António como " Ave Rara " , pois esta designação infeliz , é fruto da mentalidade retrógada que se fazia sentir em Portugal , creio eu !
No entanto, para min é devido a esta diferença que admiro bastante o António, que teve a ousadia de corromper cos costumes de Portugal . ( Aonde é que se admitia na década de 80 , um homen usar brincos ???? . Era um escândalo !! ). Por conseguinte, o facto de abordar a temática do amor , com uma naturalidade explêndida e de ser homosexual , só demonstrou uma mente muito vanguardista !
Aliás António variações estava anos-luz adiantado !
Por isto tudo e muito mais é que nasce esta obsessão e claro associado a este facto vêm a vontade de homenagear !
Também através da minha curiosidade há cerca de dois anos pesquisei e encontrei o contacto de um irmão do António variações , Jaime Ribeiro ( uma pessoa expetacular e bastante atenciosa ), com o qual actualmente converso , ainda que , seja pela internet !
Assim e mais uma vez o António está e estará sempre na minha vida !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Data: 17-03-2011
De: Anonyme
Bonjour, je me demande qui a écrit le poeme.
Bisous
———
Data: 07-04-2011
De: Ricardo Pinto.
Bonjour !
Cette poéme a été écrit por moi !
Merci !
———
———
Data: 17-03-2011
De: Anonimus
I love your web page. I hope you carry on.
xo
———
———
Data: 27-11-2010
De: João Pereira
Força nisso ricardão! Grande site ;D
Data: 07-12-2019
De: rardtycle
i am from Italy hello. Can you help me translate? /rardor
———
———
Data: 27-06-2018
De: marcio silva
o salao do antonio nao era na baixa mas sim mas na rua de são jose n70
———
Data: 18-11-2016
De: Paula Jorge
Olá.. Gostei do blog.
Tenho a sorte de ter um single do António autografado por ele, quando esteve internado no Hospital Pulido Valente, pouco tempo antes da sua morte.. era ainda uma miúda e a minha tia que trabalhava lá levou o meu disco para ele autografar.
Foi sem duvida muito importante para mim.
Cumprimentos
Paula Jorge
———
Data: 20-09-2014
De: Emanon (Vitor Rodrigues)
Conheci pessoalmente o grande Antonio Variações,guardo na memória a ultima conversa os últimos conselhos numa noite do longínquo ano de1983,no fim de um concerto deu-me nesse dia um autografo que ainda hoje guardo religiosamente,por algumas vezes visitei o seu túmulo e parece que ecoam na minha cabeça as suas palavras...
O blog está 5*
———
Data: 03-12-2013
De: Julio Isidro
Ricardo estás efectivamente de parabéns ! Como deves saber fui eu que apresentei o Variações, saudades ..... Apesar da tua homenagem ser excepcional, ainda assim é insuficiente face à aloquência deste " Filósofo" !.
Cumps,
Júlio Isidro
———
Data: 12-07-2012
De: O.C
MUITO BOM O TEU BLOGUE BOAS FERIAS E MUITOS PARABENS
———
Data: 26-03-2012
De: Carla
ola :)
muito bem, dou-te os meu parabéns!
gostei muito :D
e tem tudo.. a vida, o percurso, a discografia, o porquê de gostares tanto..
parabéns, beijinhos
———
Data: 16-03-2012
De: Ricardo Pinto
Venho por este meio agradecer todas as pessoas que de alguma forma deixarem aqui a sua marca, bem como as que visitaram este site !
Realmente já passaram por aqui cerca de dez mil pessoas !!!
Obrigado a todos ,
Ricardo Pinto
———
Data: 07-02-2012
De: Sílvia Ferreira
Boa tarde, Ricardo:
Apraz-me verificar, com este site, que um jovem com a tua idade admire um espírito livre como foi António Variações. Desejo que um dia também tu possas criar uma mensagem nova para um mundo que por vezes adormece ao ritmo das modas, das uniformizações de opinião e da mercantilização daquilo que não tem (nem pode ter) um preço: a existência humana.
Um abraço e felicidades,
Sílvia Ferreira
Total de votos: 109
© 2012 Todos os direitos reservados-António Variações